divagares

Junho 11 2014

 

Longe de fazer com que nos sentíssemos na periferia da sociedade americana, era como se as origens que tão fortemente tinham marcado o nosso estilo de expressão pessoal nos tivessem colocado no centro do ambiente cultural abrasivo, hipercrítico e potencialmente explosivo da cidade, em crescendo desde a reacção enfurecida à guerra do Vietnam. Lyndon Jolnson, traindo todas as posições em matéria de política externa com que se tinha demarcado de Barry Goldwater na campanha eleitoral de 1964, tinha-se transformado, em apenas dois anos, no alvo natural de um tipo de desprezo que nunca na minha vida tinha visto exteriorizado com tão veemente imaginação e em tão grande escala contra uma figura de semelhante autoridade. A sua própria personalidade desmesurada parecia, paradoxalmente, ser a fonte de inspiração da contestação imparável que a sua política iria gerar em muitos daqueles que a guerra tinha hostilizado. Havia nele qualquer coisa de violento e irrefreável, na sua compleição física uma espécie de fúria mastodôntica em potência, que o transformavam no promotor e inspirador dos odiosos extremos do combate dramático que dividia a sociedade e também do conflito no Sudeste Asiático. Eu sempre o achara uma presença odiosa, ameaçadora e incontrolável que, pelo menos a princípio, tinha alimentado o fantástico estilo de sátira obscena que em meados e finais dos anos sessenta começava a desafiar praticamente todas as normas da compostura social.
(Da Autobiografia)
Da obra de Philip Roth li já quase tudo. Sempre de uma forma entusiasmada. Acabo de ler a sua autobiografia. Que revela uma personalidade interessante. O que mais destaco nesta autobiografia é a abordagem da vertente autobiográfica que seguiu na sua obra de romancista.
Pena é, apesar de contar já os seus 81 anos, ter decidido pôr um ponto final na sua carreira de escritor. Perdemos nós, os seus leitores. 

 

 

publicado por divagares às 21:06

mais sobre mim
Junho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
13
14

15
20

26
28

29


pesquisar
 
blogs SAPO