E a Chuva que tarda...
Estamos a viver um tempo em que a chuva tem estado ausente. Tivemos um Inverno praticamente seco. Qualquer pessoa de bom senso vive inquieta com as consequências de tal situação.
Até a ministra Cristas diz que reza a pedir chuva...
Contaram-me que no Escoural, os mais convictos adeptos dos milagres resolveram promover uma operação de mudança temporária da santa do livramento para a igreja de S. Brissos, levando-a em procissão. Com isto, expuseram a imagem a uma situação embaraçosa. Se, por mero acaso tivesse chovido era milagre, mas isso não aconteceu frustrando a fé dos crentes, restando-lhe concluir que a santa os não atendeu, não se livrando de alguns juízos de ingratidão, perante tamanha devoção.
Ora, a pobre imagem , que não é vista nem achada nos mistérios meteorológicos, podia ter sido poupada a este embaraço.
Mas um dia destes choverá! Simplesmente porque é próprio da Mãe Natureza! Choverá quando os fenómenos naturais se conjugarem para tal. Mesmo já depois de terem ocorrido danos irreparáveis. E mais uma vez afirmo que por estes danos a santinha não tem culpa nenhuma. Havendo culpados, somos nós os humanos...
Talvez valha a pena reflectir um pouco sobre o assunto. Há muito os especialistas em questões ambientais vêm alertando a opinião pública sobre o fenómeno chamado alterações climáticas. Sobre causas e consequências. Quanto às primeiras, tenho a opinião que o Homem tem pesadas responsabilidades. Os progressos técnicos têm-nos proporcionado uma superior qualidade de vida - só um pequeno exemplo: comemos hoje aquilo que foi colhido ontem a milhares de quilómetros de distância...
Para o nosso bem estar, hoje, não olhamos a meios, comprometendo dessa forma o equilíbrio da nossa casa comum. Produzimos milhões de toneladas de CO2. Consumimos energias fósseis, até à exaustão. Em suma, produzimos os factores que interferem no tal equilíbrio.
Em conclusão, temos o resultado da nossa acção. Somos os responsáveis únicos por aquilo que é chamado aquecimento global. À parte os caprichos da Mãe Natureza, algo depende dos seres que somos nós os humanos. Outros recursos, como seja a intervenção divina, não passam de ilusões.
Esta é a Anta Capela de onde saiu a santa residente.
Foto de José Rasquinho,copiada Aqui
E nesta igreja está instalada, temporariamente.