Memórias do Círculo Cultural de Setúbal (IX)
Ainda a Diva, Maria de Lurdes Modesto ensinava na televisão a cozinhar frango com as peles e todas as restantes gorduras e já em Setúbal o CCS divulgava as bases da alimentação saudável, publicitava publicações da ITAU sobre o assunto e trazia à sua sede o Júlio Roberto para falar sobre alimentação racional.
Não exagero ao afirmar que o CCS teve uma intervenção marcadamente vanguardista, audaciosa, nos temas que escolhia para serem objecto das suas iniciativas. Assuntos que hoje são para o comum dos mortais coisa banal, constituíram naquela época cinzenta autênticas novidades. Cito ao calhas, o feminismo (passou por cá a Maria Teresa Horta no tempo do polémico caso das três Marias); a ecologia, tratada pelo professor Baeta Neves e outros - já então a desfiguração da Serra da Arrábida estava na ordem do dia; a Poesia erótica; a Homossexualidade, tema do filme Cenas de caça na Baixa Baviera, de Peter Fleischmann, que foi projectado e discutido num debate que se lhe seguiu; o extermínio dos índios americanos, brutalmente apresentado no filme Soldado Azul, de Ralph Nelson, projectado pelo CCS no Casino e depois discutido numa sessão no Círculo, as violências contra os índios brasileiros, os bochimanes, os ameríndios; a guerra colonial; a guerra do Vietname; o racismo praticado nas mais diversas formas e lugares.
Apesar da repressão, da censura, havia profissionais - escritores, dramaturgos, actores, cantores, radialistas - que encontravam as formas mais ousadas para iludir aqueles esquemas castradores. O CCS esteve sempre atento e aberto à sua participação, organizando para esse efeito iniciativas adequadas. Foi assim que muitas dessas pessoas deram o seu contributo. Dois exemplos são a poesia dita por Mário Viegas, e a experiência na rádio de Adelino Gomes João Paulo Guerra e Joaquim Furtado. Um facto a não esquecer é que apareciam sempre umas "certas visitas" quando havia colóquios. E, em geral, eram diligentes, tomando notas, sobretudo quando eram referidos nomes de pessoas...